A síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço. Através desse túnel rígido, além do nervo mediano, passam os tendões flexores que são revestidos pelo tecido sinovial. Qualquer situação que aumente a pressão dentro do canal provoca compressão do nervo mediano e a síndrome do túnel do carpo.
Mais frequente em mulheres e o pico de idade varia entre os 45 e 60 anos, a síndrome do túnel do carpo atinge mais frequentemente a mão dominante, mas, não raramente, pode ser bilateral.
Na maioria dos casos de síndrome do túnel cárpico, não se identifica uma causa evidente. Nesses casos a compressão será resultante de inflamação da sinovial ou edema dos tecidos no canal do carpo, como acontece frequentemente na gravidez. Em casos mais raros, a compressão do nervo mediano tem uma causa identificada como quando é comprimido por lesões ocupantes de espaço no interior do canal do carpo (tenossinovite dos flexores, quistos, osteócitos, aneurismas, hematomas, etc).